Monday, May 7, 2012

Um ponto para todo o Mundo - 350


O dia acordou solarengo, contrariamente às expectativas. A Casa da Música foi o ponto de encontro de ciclistas, caminhantes e corredores. Pelo meio, bandeirolas e cartazes transportados por bicicletas alertavam para as consequências das alterações climáticas, sobretudo as secas e os incêndios, fenómenos mais sentidos em Portugal. Antes de o grupo se por a caminho, foi visualizada uma apresentação, muito ilustrativa do tema, que foi explicada por um membro da organização.

Uma avó e neta caminharam a pé para o ponto de encontro, entretanto os dois corredores também já se tinham feito à estrada e os ciclistas seguiram em ritmo de passeio pela Av. da Boavista, fazendo paragens no Parque da Cidade e no Castelo do Queijo, onde houve oportunidade de conversar com alguns transeuntes. O grupo era pequeno, mas rico em termos de diversidade, pois havia crianças, jovens estudantes, jovens no ativo, adultos em família e séniores.

A banda sonora do passeio podia muito bem ter sido “What a wonderful world”, porque o trajeto junto ao mar e ao rio foi deveras inspirador, alimentando mais a vontade de respeitar a natureza e os seus ritmos. As conversas giraram à volta das bicicletas e das preocupações ambientais, com muita partilha de vida pelo meio.

O ponto de chegada fervilhava de gente, desde turistas a locais, que aproveitavam o dia de sol. Antes de o grupo fazer o ponto humano que carateriza os eventos 350, houve uma leitura expressiva de poemas que inspiravam à união entre os povos para salvaguardar a herança comum de todos os homens: este planeta que nos foi emprestado!

O mote foi lançado: baixar as emissões de CO2 para os 350ppm! Não se pode cruzar os braços, é preciso agora trabalhar para atingir esta meta!

1 comment:

  1. Oléee,
    Parece que todo o mundo esteve aí representado, ora vejamos: crianças, jovens estudantes e no activo, séniores, casados, solteiros, noivos para casar e recém-casados, várias nacionalidades reunidas no mesmo centro... mais uma vez todos ligados... ;)
    Bem haja aos corajosos que fizeram quase 20km, onde se inclui a subida da Ribeira até para lá dos Clérigos ;)
    PatPac

    ReplyDelete